“As vagas de estágio voltaram a aparecer no mercado de trabalho, depois de quase três anos de baixa oferta devido a crise econômica. E oque é melhor, este ano as oportunidades apareceram logo no início de janeiro, ao contrário de anos anteriores, quando as empresas só contratavam depois do carnaval. A oferta de vagas para estágio e aprendizagem pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) deve fechar este mês com um crescimento de 20% desde o início do ano.

A maioria destas vagas foram preenchidas na última semana, durante a Feira do Estudante (Expo CIEE), que foi realizada no Centro de Convenções de Goiânia. Na edição deste ano, foram ofertadas 2 mil vagas para o estágio e 400 para aprendizagem, contra um total de 1,8 mil no ano passado. A supervisora do CIEE em Goiás, Vanildes Rabelo, lembra que 1,2 mil vagas foram preenchidas apenas no primeiro dia da feira.

Ao todo, 1,9 mil candidatos a vagas de estágio e 400 interessados em oportunidades para aprendizagem foram encaminhados para empresas durante a feira deste ano. Praticamente todas foram preenchidas, pois 2,2 mil estagiários e aprendizes foram inseridos no mercado. Mas vale lembrar que ainda existem 250 vagas no mercado à espera de bons alunos que queiram unir aprendizagem teórica e prática, se aproximando do mercado de trabalho.

Para Vanildes Rabelo, as empresas estão se abrindo para os programas de estágio. “Temos muitos casos de empresas que, até o fim de 2017, não estavam contratando e, este ano, já voltaram a nos procurar”, conta a supervisora do CIEE. Segundo ela, estas empresas estão mais interessadas em formar novos talentos, que possam adquirir conhecimentos relacionados diretamente com suas atividades.

Cenário

Vanildes acredita na existência de um novo cenário hoje, com os empresários adquirindo uma visão de aquecimento do mercado, oque gera a necessidade de formação de pessoas. Para ela, é preciso deixar claro que o estágio não concorre com as contratações celetistas, pois seu objetivo é educativo, com a empresa tendo um papel de formação. Este ano, muitas empresas abriram vagas para o ensino médio, o que possibilita que o aluno transite por várias áreas de atuação, como atendimento ao público, almoxarifado e controle de documentos. “Como as vagas de estágio não exigem experiência, o estagiário precisa ser dedicado para mostrar a que veio”, alerta a supervisora do CIEE.

Estudante do último período do curso de Educação Física, Alexandre Scalon. de 23 anos, conseguiu uma vaga de estágio na Academia Athletics Sports, onde ele ensina natação, hidroginástica, vôlei e musculação. “Estou adquirindo muito conhecimento teórico e prático neste estágio e também estou me dedicando para ser efetivado”, garante o estagiário.

Luana Carneiro de Sousa, da Gerência de Coordenação da Academia, conta que a empresa já contratou 7 estagiários desde o fim do ano passado. Cada um recebe uma bolsa de R$ 600. Para ser contratado o estudante já deve estar no quinto período do curso de bacharelado.

Segundo ela, o ideal é que o estagiário passe por várias áreas da academia para adquirir uma formação completa e um desempenho diferenciado. “Ele precisa mostrar que é melhor que um professor para justificar sua contratação efetiva depois”, alerta. Após a seleção, o estagiário passa por um treinamento técnico. Cursando o 9° período de Engenharia Civil, o estudando Rafael Favoretto acaba de conseguir um estágio da CMO Construtora. Este já é seu segundo estágio na área e ele comemora a oportunidade de poder aprender na prática toda teoria que estuda na faculdade. “Pretendo fazer estágio até o fim do meu curso”, afirma o estudante.

Salas de aula

O curso de pedagogia é um dos que mais tem aberto vagas para estágio este ano. Somente no Educandário Vila Boa, foram abertas 20 vagas para estagiários do curso, que atuam como assistentes de sala.

A coordenadora financeira da instituição de ensino, Joana Darc de Jesus, conta que os candidatos passam por um completo teste de desempenho em sala de aula, onde são avaliadas suas habilidades no trato com as crianças. Ela lembra que vários dos 12 estagiários que foram contratados no ano passado acabaram assumindo turmas, depois de mostrarem suas habilidades nas salas de aula da escola, que conta com 1.3000 alunos.”

Fonte: O Popular

CategoryDicas
Todos os Direitos Reservados © 2017 Athletics Sports desenvolvido por: E-Consulters Web