Os exercícios para a melhor idade devem buscar quatro “pilares” que, além de aumentar a saúde e evitar doenças comuns, ainda diminuem as chances de quedas, falta de equilíbrio e fraqueza nas pernas. Quem chega à melhor idade, independentemente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo. Confira como o exercício físico pode ajudar:

  • Natação: Nadar faz bem para esse grupo de pessoas porque queima calorias, trabalha intensamente a parte aeróbica e fortalece os músculos, além de proteger as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite.
  • Corrida: Correr traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração.
  • Yoga e pilates: Os benefícios dessas duas modalidades na melhor idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até o aumento da autoestima.
  • Luta contra a depressão: O exercício físico pode muito bem ser um dos melhores remédios contra a depressão. A prática regular de uma atividade física produz endorfinas, as “hormonas da felicidade” que desencadeiam sentimentos de bem-estar e autoconfiança.
  • Um sono melhor: A prática de exercício físico regular contribui substancialmente para um sono melhor, mais profundo, mais regenerador e que chega mais depressa na hora de deitar a cabeça no travesseiro.
  • Manter o peso ideal:  Nada como manter-se ativo – o exercício físico não só acelera o metabolismo, como ajuda a criar massa muscular o que, por sua vez, contribui para queimar calorias indesejadas. Manter o peso ideal é muito importante pois implica inúmeros benefícios de saúde e um bem-estar geral.

 

 

 

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